5 Etapas para melhorar a produtividade da sua equipe

Você se sente sobrecarregado com tantas atividades a fazer?

Não consegue ter tempo suficiente para se dedicar a família tanto quanto gostaria?

Sensação de que as 24h do dia não são o suficiente para fazer a quantidade de tarefas que possui?

Essa é a sensação da maioria dos líderes empresariais que falamos.

Sempre que começamos um novo trabalho em um cliente, é normal ver os colaboradores entregando apenas 62% do que a empresa gostaria que os colaboradores entregassem.

As desculpas são sempre iguais: falta de tempo, estão sempre apagando incêndio, o chefe reclama que os funcionários não fazem o que precisa que seja feito. Os funcionários, por sua vez, reclamam que o chefe não tem empatia.

Quando falamos em produtividade e gestão do tempo a primeira solução que nos vem à mente é de adotar uma agenda ou lista de atividades.

Confesso que já tentei essa estratégia também. Mas se utilizarmos isso de maneira isolada, ela pode até dar resultados nos primeiros dias, mas não trará um aumento considerável de produtividade a um longo prazo.

Após um dia intenso de atividades, chegar ao final da tarde e ver na lista que ficaram muitas tarefas por fazer também não é nenhum pouco prazeroso.

É possível melhorar sua produtividade e gestão do tempo nas suas atividades através de 05 etapas. Vamos a elas:

1º Etapa: Definir seus princípios e valores.

Diz respeito ao autoconhecimento. Qual a missão e o negócio da empresa. A missão e valores da empresa estão alinhados com os seus valores e os valores dos seus funcionários? Isso é importante, é o pontapé inicial para melhorarmos a gestão do tempo porque é muito mais fácil sermos produtivos em algo que acreditamos de verdade. É mais fácil obter produtividade quando não trabalhamos apenas pelo dinheiro. Quando trabalhamos em uma empresa que tem os norteadores estratégicos (negócio, missão, visão e valores), alinhados com o que acreditamos, o trabalho flui no mínimo esforço. Nós do Grupo Scalco temos o orgulho de ter ajudado muitas empresas na definição de sua missão e valores, sempre alinhado com o propósito de servir a vida.

2º Etapa: Tenha metas claras e precisas.

Se há algo em comum entre os líderes empresariais bem-sucedidos é que essas pessoas possuem metas claras e precisas. Eles sempre fazem algo para alcançar os resultados através de um objetivo definido. Se não temos metas ficamos como a Alice no País das Maravilhas que “para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

3º Etapa: Planeje.

A maioria das pessoas começa já nessa etapa. É aqui que providenciam uma agenda ou lista de atividades. Você leitor, se estiver no time da maioria das pessoas, também já cometeu esse erro de começar diretamente aqui. Porém o ato de planejar só faz sentido quando temos as 02 primeiras etapas muito bem definidas. Caso contrário, em poucas semanas abandonamos nossa agenda e voltamos a apagar incêndio. Quando temos as 02 primeiras etapas claras é através do Planejamento que conseguimos trabalhar de forma mais proativa. Quanto mais planejamos, mais nos sobrará tempo para fazer outras atividades importantes.

4º Etapa: Organizar as atividades planejadas.

Na correria diária, é comum se perder no meio de tanta informação. Quantos e-mails e mensagens de whatsapp recebemos por dia? Quantos grupos de conversa no whatsapp referente apenas as atividades profissionais fizemos parte? Conforme o autor de “A Tríade do Tempo”, Christian Barbosa, é necessário dividir nossas atividades em 3 grupos: Atividades Importantes (devem levar a maior parte do tempo porque são atividades que causam impacto positivo em nossa vida), Atividades Urgentes (são as atividades estressantes, às vezes terminam com nossa qualidade de vida e são chamadas de “apaga incêndio”) e Atividades Circunstanciais (trazem quase nenhum impacto positivo em nossa vida e normalmente são redes sociais, leituras sem sentido, reuniões que não gostaríamos de ter ido, etc).

5º Etapa: Execução.

As 4 etapas anteriores eram apenas o preparatório para esta última etapa. É aqui que você vai fazer acontecer.

Em nosso método de consultoria G.A.P. (Gestão para Alta Performance), nós ajudamos os gerentes de filiais, líderes empresariais e gestores a fazer o que precisa ser feito, sem precisar trabalhar mais e comprometer a sua qualidade de vida através de um método científico, simples, divertido e absolutamente eficaz.

Prestamos nossa consultoria empresarial e monitoramos online esses gestores.

Todos esses indicadores são alicerçados em uma plataforma online onde é possível ver o percentual de realização das atividades de todos os gerentes das filiais e eles mesmos podem se comparar com os demais colegas no nível de execução de atividades gerenciais.

Com isso, conseguimos elevar o nível de execução dos gerentes de uma rede de lojas, por exemplo, de 62% para algo perto de 97% em pouquíssimos meses de trabalho.

Não desista do seu sonho de ter o controle de tudo o que acontece e fazer com que seus colaboradores façam o que precisa ser feito, sem perder a qualidade de vida através de muitas cobranças e brigas desnecessárias.

Você pode ter um nível de engajamento próximo a 100%. Nós do Grupo Scalco podemos te ajudar!

Lucas Ferreira Bidinoto,
Consultor Associado do Grupo Scalco.

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