5 Etapas para melhorar a produtividade da sua equipe

Você se sente sobrecarregado com tantas atividades a fazer?

Não consegue ter tempo suficiente para se dedicar a família tanto quanto gostaria?

Sensação de que as 24h do dia não são o suficiente para fazer a quantidade de tarefas que possui?

Essa é a sensação da maioria dos líderes empresariais que falamos.

Sempre que começamos um novo trabalho em um cliente, é normal ver os colaboradores entregando apenas 62% do que a empresa gostaria que os colaboradores entregassem.

As desculpas são sempre iguais: falta de tempo, estão sempre apagando incêndio, o chefe reclama que os funcionários não fazem o que precisa que seja feito. Os funcionários, por sua vez, reclamam que o chefe não tem empatia.

Quando falamos em produtividade e gestão do tempo a primeira solução que nos vem à mente é de adotar uma agenda ou lista de atividades.

Confesso que já tentei essa estratégia também. Mas se utilizarmos isso de maneira isolada, ela pode até dar resultados nos primeiros dias, mas não trará um aumento considerável de produtividade a um longo prazo.

Após um dia intenso de atividades, chegar ao final da tarde e ver na lista que ficaram muitas tarefas por fazer também não é nenhum pouco prazeroso.

É possível melhorar sua produtividade e gestão do tempo nas suas atividades através de 05 etapas. Vamos a elas:

1º Etapa: Definir seus princípios e valores.

Diz respeito ao autoconhecimento. Qual a missão e o negócio da empresa. A missão e valores da empresa estão alinhados com os seus valores e os valores dos seus funcionários? Isso é importante, é o pontapé inicial para melhorarmos a gestão do tempo porque é muito mais fácil sermos produtivos em algo que acreditamos de verdade. É mais fácil obter produtividade quando não trabalhamos apenas pelo dinheiro. Quando trabalhamos em uma empresa que tem os norteadores estratégicos (negócio, missão, visão e valores), alinhados com o que acreditamos, o trabalho flui no mínimo esforço. Nós do Grupo Scalco temos o orgulho de ter ajudado muitas empresas na definição de sua missão e valores, sempre alinhado com o propósito de servir a vida.

2º Etapa: Tenha metas claras e precisas.

Se há algo em comum entre os líderes empresariais bem-sucedidos é que essas pessoas possuem metas claras e precisas. Eles sempre fazem algo para alcançar os resultados através de um objetivo definido. Se não temos metas ficamos como a Alice no País das Maravilhas que “para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.

3º Etapa: Planeje.

A maioria das pessoas começa já nessa etapa. É aqui que providenciam uma agenda ou lista de atividades. Você leitor, se estiver no time da maioria das pessoas, também já cometeu esse erro de começar diretamente aqui. Porém o ato de planejar só faz sentido quando temos as 02 primeiras etapas muito bem definidas. Caso contrário, em poucas semanas abandonamos nossa agenda e voltamos a apagar incêndio. Quando temos as 02 primeiras etapas claras é através do Planejamento que conseguimos trabalhar de forma mais proativa. Quanto mais planejamos, mais nos sobrará tempo para fazer outras atividades importantes.

4º Etapa: Organizar as atividades planejadas.

Na correria diária, é comum se perder no meio de tanta informação. Quantos e-mails e mensagens de whatsapp recebemos por dia? Quantos grupos de conversa no whatsapp referente apenas as atividades profissionais fizemos parte? Conforme o autor de “A Tríade do Tempo”, Christian Barbosa, é necessário dividir nossas atividades em 3 grupos: Atividades Importantes (devem levar a maior parte do tempo porque são atividades que causam impacto positivo em nossa vida), Atividades Urgentes (são as atividades estressantes, às vezes terminam com nossa qualidade de vida e são chamadas de “apaga incêndio”) e Atividades Circunstanciais (trazem quase nenhum impacto positivo em nossa vida e normalmente são redes sociais, leituras sem sentido, reuniões que não gostaríamos de ter ido, etc).

5º Etapa: Execução.

As 4 etapas anteriores eram apenas o preparatório para esta última etapa. É aqui que você vai fazer acontecer.

Em nosso método de consultoria G.A.P. (Gestão para Alta Performance), nós ajudamos os gerentes de filiais, líderes empresariais e gestores a fazer o que precisa ser feito, sem precisar trabalhar mais e comprometer a sua qualidade de vida através de um método científico, simples, divertido e absolutamente eficaz.

Prestamos nossa consultoria empresarial e monitoramos online esses gestores.

Todos esses indicadores são alicerçados em uma plataforma online onde é possível ver o percentual de realização das atividades de todos os gerentes das filiais e eles mesmos podem se comparar com os demais colegas no nível de execução de atividades gerenciais.

Com isso, conseguimos elevar o nível de execução dos gerentes de uma rede de lojas, por exemplo, de 62% para algo perto de 97% em pouquíssimos meses de trabalho.

Não desista do seu sonho de ter o controle de tudo o que acontece e fazer com que seus colaboradores façam o que precisa ser feito, sem perder a qualidade de vida através de muitas cobranças e brigas desnecessárias.

Você pode ter um nível de engajamento próximo a 100%. Nós do Grupo Scalco podemos te ajudar!

Lucas Ferreira Bidinoto,
Consultor Associado do Grupo Scalco.

  1. Sabrina de Quevedo Rodrigues Bidinoto disse:

    Artigo maravilhoso. Com muitas dicas práticas para serem usadas. Com certeza colocarei em prática no meu dia a dia.

  2. Vagner tassotti disse:

    Muinto bom o texto,se refletirmos tudo o que vamos fazer presisamos de um planejamemto para executarmos com presisao os nossos objetivos.

  3. Linddomar disse:

    Parabéns Lucas, excelente texto.

  4. Lucilene disse:

    Ótimo texto….??

  5. Marilda disse:

    Parabéns! Muito bom dicas maravilhosas, qualquer cliente vai ler e entender a tua colocação que são feitas em etapas, e poder seguir sem dificuldade.
    Muito orgulho de você.

  6. Anderson disse:

    Muito bom Lucas !!
    Otimo artigo boas e neessarias dicas!!

  7. Boa tarde Lucas!

    Produtividade x gestão do tempo…
    Interessante e bem divididas as etapas para conseguir alta performance.
    Vou passar para a direção da empresa e em posterior darei um retorno mais efetivo quanto a uma possível consultoria.

    Saudações,

    Pomina.

  8. João Gabriel da Silva disse:

    Eu até acho que o rendimento médio de uma pessoa pode estar mais abaixo que 62%, dependendo da função. Muitos países e empresas de vanguarda ao redor do mundo estão reduzindo a jornada de trabalho para se adaptar a isso. Vivemos em uma época de grande stress, o meio produtivo espera mais de nós, e nós, estamos melhorar a nossa qualidade de vida tentando mudar os meios de produção e serviços. Nas próximas duas décadas o modo com que se trabalho e muitas funções mudarão. Aumentar a produtividade de equipes e indivíduos é uma das chaves para o negócio evoluir. Em momento oportuno gostaria de entender o método da Scalco. Todavia, ainda acho que o meio produtivo vai se adaptar ao produtor, ou ainda, funções, cargos ou empregos mudarão de perfil, isso vira com ajuda da tecnologia.

  9. Boa Noite,
    Lucas, Excelente texto.

    Acredito em todos estes pontos citados, reforço ainda mais a questão de Processos, Pessoas e Tecnologias; a Triade para a Performance Processos – http://www.performanceprocessos.com.br

    Cito ainda mais a questão da Gestão do Tempo com os seguintes, O que é:

    Importante Urgente Circunstancia

    Assim, compartilho 100% com suas considerações.

    Ely Antonio Mascia Neto
    ely.mascia@performanceprocessos.com

  10. RONI disse:

    Ótimo artigo
    Para mim ficou claro após ler as 5 etapas, que perdemos tempo precioso com atividades circunstanciais que em ambientes profissionais não acarretam quase nada de resultado. Outra coisa importante é a definição clara da missão da visão e dos objetivos da empresa porque quando está muito claro para equipe de trabalho o engajamento realmente ele é maior por parte do grupo e isso também reflete na produtividade e no resultado.

  11. Ana Paula Martins disse:

    Excelente artigo, uma equipe que anda junto, cresce junto, isso é bom para cada e um e pra empresa, ambos ganham.

  12. Daniel Liedtke disse:

    Perfeita abordagem referente este assunto extremamente importante…. Creio que uma boa gestão destas etapas parte em primeiro lugar de um Nível de maturidade , tanto pessoal como do negócio em si…ou seja, exige da empresa, posteriormente dos gestores e por fim, chegando ao nível operacional do negócio, sem maturidade, continuaremos diariamente não confiando em nosso potencial, logo qualquer indivíduo torna-se potencialmente perigoso… A maturidade deve trazer consigo a capacidade de ousar delegar certas funções e atividades, sem isso se tornar um peso sobre nós, consequentemente, está atitude, trará um alívio em nossa agenda diária, bem como refletir sobre nossos subordinados a importância de ser, fazer parte deste negócio… Por isso, utilizemos destas estratégias acima, e assim, ousemos mais em 2020, e com certeza fluiremos melhor em nossa agenda, bem como em nossa satisfação em contribuir com nossas atividades, na empresa, sociedade e principalmente em nossa família…
    Belo artigo Lucas, parabéns… Grande abraço.

  13. Paulo Nardon disse:

    Este é um desafio muito grande…equilibrar Corpo, alma e Espírito. Mas é possível, tarefas agendadas, dia organizado, semana planejada…enfim metas.
    Bem vindo ao Mundo 5.0
    Parabéns Lucas pelo tópicos abordados.

    Continue escrevendo eata linha é muito relevante para os profissionais do século 21.
    Abraço
    Paulo Nardon
    Senhores do Agronegócio

  14. Simone Port disse:

    Tenho o prazer de fazer parte do G.A.P. No início ficamos assustados perante a tantas tarefas, porém não foge nada do que já fazíamos, agora conseguimos mostrar nosso potencial melhor do que antes, tudo isso acompanhado on-line, com organização conseguimos efetuar todas as atividades e mostrar um melhor desempenho em equipe! Muito grata por poder fazer parte deste grupo!

  15. Elton Francisco Stibuski disse:

    Muito bom o contesto das etapas mesmo pq no momento que o colaborador é efetivado a empresa tem o direito de impor suas metas. G.A..P e APP ferramenta muito boa no começo as explicações muito atropeladas por isso muito rumores .Ainda faltou de ver cada unidade suas necessidades principalmente horários mas no contesto muito bom.

  16. ELISANGELA WENNINGKAMP disse:

    Parabéns Lucas, muito bom seu artigo e reflete claramente o dia a dia. Sabemos que sem planejamento nem empresas e pessoas conseguem definir quais seus objetivos e no que realmente deve ser dado o devido foco e consequentemente apresentam baixos resultados.
    Este material também é importante para as pessoas que atuam homework e por vezes acabam não sendo produtivas pelo fato de não realizar o planejamento e priorização das suas atividades, acabam trabalhando mais e gastando muito energia naquilo que não é prioridade ou muitas vezes tem dificuldades em estabelecer uma rotina. Desta forma, seja na vida pessoal ou profissional saber “onde estamos e onde queremos chegar” aliados a um bom planejamento nos trará bons resultados e o sentimento de realização.

  17. Maria Juliane da Silva Câmara disse:

    Perfeito o artigo! Quantos empresários se perdem apagando os incêndios, reclamando da demanda, se esquecendo ou não priorizando o que de fato importa: princípios, metas claras, planejamento, organização e execução. Parabéns!

  18. Saionara Baptista disse:

    Excelente texto Lucas. De fato vemos muitas empresas com suas equipes perdidas, sem saber quais os objetivos, metas e tendo que executar tarefas, até mesmo sem o mínimo de planejamento. O resultado com certeza será desastroso. Dicas boas para a vida inclusive.

  19. Edson Carraro disse:

    Parabéns Lucas. Sucesso sempre para você. Nós da Rede Tradição mesmo estando em Pré Temporada já estamos notando que nossos gestores estão muito mais comprometido que antes de iniciarmos o GAP. E as equipes começaram a realmente fazer parte do time com as informações diárias que lhe são repassadas. Temos a certeza de um resultado promissor de agora em diante. Abraço.

  20. Giácomo disse:

    ??Muito boas as dicas!!!

  21. Naryel Barcelos disse:

    Parabéns Lucas! Adoro tuas explanações!!! ????

  22. Fernando Costa de Freitas disse:

    Excelente matéria, muito importante essas dicas pois não adiante ter uma excelente profissionais sem ter organização, vou seguir suas dicas. Obrigado Lucas!

  23. Guilherme Rodrigues disse:

    Ótimo artigo, parábens! Soluções muito eficiêntes para engajamento, performance e experiência do colaborador.

  24. Flavio Strack Campos disse:

    Ótima contextualização Lucas… Deixa claro como sempre temos que nos aprimora, conscientemente…
    Parabéns Viva!!!

  25. Ana Siqueira disse:

    Parabéns Lucas excelente artigo, com premissas básicas do nosso dia a dia como líder e com ótimas dicas de como melhorar nossa performance! Parabéns por essa missão de elevar o nível das equipes com quem tem contato ..

  26. As vezes parece que quanto mais atividades maior o tempo dispomos para realiza-las. Isto se deve a otimização do mesmo, assim como ferramentas para organizar melhor o dia. Boas dicas para pessoas de sucesso.

  27. Airton disse:

    Excelente artigo Lucas

    Precisamos trabalhar mais no dia à dia buscando melhorar nossa performance PRODUTIVIDADE x GESTÃO DO TEMPO.

  28. Felipe Pavan disse:

    Excelente Lucas! Muitas vezes ficamos focados na execução, quando os passos anteriores são essenciais para o resultado.

  29. Angelita Simmi Brandão disse:

    Dicas preciosas. Obrigada ???????

  30. Marco pucci disse:

    Parabéns Lucas! Ótimo texto!
    Etapas claras e necessárias para ter resultados! A definição é a semente e as dificuldades muitas vezes acontecem nessa primeira etapa que quando definida é um grande passo.
    Abraços, MARCO PUCCI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *