Trabalho em Equipe ou Equipe de Trabalho?

Artigo por: Consultora Lisandra Moreira

Na área de consultoria muitas vezes escutamos de nossos clientes que seu grande desafio nas empresas são as pessoas e como todos sabemos, não existem empresas sem pessoas e portanto, isso torna-se um desafio diário a ser enfrentado pelos líderes.

Como o próprio conceito diz: Empresa é um agrupamento de pessoas. Para Chiavenato (2000) empresas são unidades sociais (ou agrupamentos humanos) intencionalmente construídas e reconstruídas, a fim de atingir objetivos específicos.

Então vem a pergunta que faço aos nossos clientes:

Na sua empresa tem uma equipe de trabalho ou trabalho em equipe?

O que de imediato percebo é um ar de surpresa no rosto do cliente que por muitas vezes se pergunta: Como assim?

Cabe então um esclarecimento, afinal, qual a diferença de um trabalho em equipe e uma equipe de trabalho.

Uma equipe de trabalho são pessoas que trabalham em prol de um objetivo comum, muitas vezes com foco em metas, mas pautadas nas diretrizes da empresa e nunca fugindo aos valores desta. São pessoas que tem nas diretrizes um sentido para seu trabalho, sabem onde querem e devem chegar, além de saber como chegar.

Pessoas que trabalham visando atender ao sonho de “ser” da empresa e que sabem que através do alcance dos objetivos corporativos, os seus sonhos têm a possibilidade de se tornar realidade.

O papel do líder é essencial na união da equipe

Pessoas que veem no valor da empresa seus valores pessoais e no líder alguém que guia e que tem a função de recolocar na linha certa alguém que sai trilhos.

Essas pessoas geralmente vêm oriundas de longos processos seletivas e incansáveis processos de integração na empresa, porque é somente desta forma que se identifica alguém alinhado com as diretrizes da empresa e principalmente, se conscientiza os futuros colaboradores dos verdadeiros valores de estar e ser parte da empresa.

Conscientiza o que precisa fazer, como fazer e de que forma fazer, mostra um caminho a ser percorrido para alcançar as metas e objetivos. É somente dessa forma que é possível formar uma verdadeira equipe de trabalho.

Trabalho de equipe é visto onde pessoas que trabalham juntas e muitas vezes tem sim uma meta, mas cada pessoa tem como princípio seus próprios valores/interesses pessoais. Muitas vezes desconhecem ou não concordam com as diretrizes da empresa.

Não compartilham de um sonho comum, não sentem no coração o sentido de ser da empresa e não estão conectadas com este.

São pessoas que fazem parte de uma equipe de  trabalho, mas que não se comprometem e muitas vezes acabam se tornando um peso diário aos seus líderes.

Aos líderes é sempre importante estar se fazendo esta pergunta no momento que vem a queixa em lidar com pessoas “que tipo de equipe eu tenho: Uma Equipe de trabalho ou um trabalho de equipe”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: