Sorria, você está sendo filmado: A monitoria que gera resultados

Por: Alexandre Klein – Consultor Associado Grupo Scalco

Quem já não viu esta mensagem quando entrou numa loja, numa farmácia ou num supermercado? Quem, depois de ver a mensagem, não olhou ao redor procurando pela câmera que estaria lhe filmando? Muitos de nós fazemos isso…

A intenção inicial deste tipo de aviso nos estabelecimentos é inibir a prática de furtos, o que realmente acaba acontecendo, mesmo que nós não enxerguemos nenhuma câmera.

O que se conclui então é que a simples sensação de estar sendo monitorado já altera os resultados.

Usando esta analogia, vamos falar de monitoramento no contexto das empresas.

Como saber se um colaborador está performando bem ou não? E quanto de performance este colaborador está tendo? Qual a diferença entre você dizer para o seu colaborador que ele foi muito mal na avaliação de um atendimento e você dizer para ele que ele fez 1 ponto na avaliação desse mesmo atendimento numa escala de 0 a 10?

Nesta última pergunta, fica claro que há um olhar subjetivo e outro mais objetivo.

Trazendo esse olhar para o universo do alto desempenho dos colaboradores, quanto mais quantificáveis as medições de desempenho maiores são as chances de melhoria no desempenho.

Por isto, é fundamental uma empresa ter indicadores de desempenhos para todos os seus colaboradores. É dar um norte, uma orientação para o colaborador. É deixar tudo às claras na empresa.

Medir o desempenho das pessoas é a maior justiça que se pode fazer com seu colaborador e consequentemente com a sua empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: