Resultados ou Pessoas?

O que é mais importante para você, resultados ou pessoas?

Em muitos trabalhos da consultoria, nos deparamos com líderes que tem como foco as pessoas, mas uma grande maioria deles olham apenas para os resultados.

Quando cuidamos apenas das pessoas, colocamos os resultados em risco, deixamos de olhar os números, não projetamos as vendas, não cuidamos da produção, consequentemente perdemos o controle de um dos pilares que fazem uma organização sobreviver.

Mas, quando colocamos apenas o foco nos resultados, estamos esquecendo que para conseguir estes resultados precisamos das pessoas…para colher, precisamos semear.

Análise do grupo de empresas com gráfico de relatório de marketing, jovens especialistas estão discutindo idéias de negócios para o novo projeto de inicialização digital. Foto gratuita

Os líderes de sucesso não escolhem entre um e outro, eles colocam o foco em ambos ao mesmo tempo, esse é o segredo.

Líderes que cuidam apenas de um aspecto, não sustentam sua liderança e acabam perdendo pessoas, destruindo equipes e trazendo prejuízos para organização.

É preciso encontrar o equilíbrio entre as pessoas e os resultados, um não acontece sem o outro. Para obter resultados precisamos das pessoas e para manter estas pessoas e a organização também precisamos dos resultados.

Tenho um caso que exemplifica bem o assunto. Acompanhando algumas reuniões de um cliente com sua equipe, noto que este diretor em todas as reuniões apontava o baixo desempenho e a falta de resultados, o desconforto começou a “pesar” muito para esta equipe, o clima começou a ficar ruim e passei a notar a falta de motivação para participar da reunião, tudo o que estes líderes apresentavam era motivo de crítica e passávamos duas horas falando apenas dos números.

Com essas observações, traçamos estratégias, mudamos um pouco o foco da reunião e passamos a cuidar também das pessoas, entender as dificuldades que estes líderes enfrentavam, desenvolvemos um plano de ação e consequentemente os resultados estão sendo atingidos, o grupo está mais motivado e participativo.

Não é possível escolher um lado, é preciso unir, agregar, assim conquistará os melhores resultados.

E você, como tem liderado sua equipe e resultados?

Leia também o artigo do Consultor Vinícius Nunes.: GERENCIAMENTO DE RISCOS E OPORTUNIDADES

Érika Benites.
Consultora Associada do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

:
× Tenho dúvida