Quando devo demitir?

Muitas dúvidas cercam o momento da demissão de um colaborador. Será que este é o momento certo? Será que estou tomando a decisão correta?
Demitir custa caro! Posso afirmar que custa caro, muito caro, mas posso garantir que custa muito mais caro manter na sua equipe uma pessoa que não traz resultados e que não está comprometida com a organização.
Então, o que fazer para evitar esse momento?
Comece por um bom processo seletivo, nem que seja necessário fazer várias etapas. Invista nesse momento e só contrate quando sentir segurança de que está contratando a pessoa “certa”.

Após a contratação, também invista um tempo na integração. Mostre que agora o seu candidato faz parte dessa organização, receba-o com alegria e dedicação.
Outro momento importante é o treinamento. Você também deve investir tempo para treinar esse novo colaborador, treinar até que ele se sinta seguro e preparado para caminhar sozinho. Determine alguém do setor para apadrinhá-lo e acompanhá-lo nos primeiros dias.
Mas isso também custa tempo e dinheiro!
Custa sim! Mas é essa pessoa que vai vender o seu produto e atender o seu cliente. Ele precisa estar preparado e quanto mais preparado ele estiver, menor a chance de você ter que demitir.
Quando as etapas anteriores falham, é grande a chance de ocorrer a demissão e você terá que começar novamente.
Para evitar situações como essa, nossos clientes utilizam a metodologia GAP que são estratégias que levam pessoas e organizações a atingirem seu máximo potencial, aumentando a produtividade e o comprometimento das pessoas.
Com a nossa metodologia, a demissão realmente ocorre pelo próprio colaborador e não por uma falha organizacional.
A demissão só vai ocorrer quando utilizarmos todos os princípios e nada mais funcionar. Quando já tiver sido feito de tudo.
A partir desse momento atua o nosso sétimo princípio: seleção de craques.
Desse modo, conseguimos tomar uma decisão segura, não deixando dúvidas de que é o momento certo para demitir.
Venha conhecer nosso método! Clique aqui e saiba mais: Metódo GAP (metodogap.com)
Leia também o artigo do consultor Alexandre Klein: UM CONTRA O RESTO
Érika Benites.
Consultora Associada do Grupo Scalco.
