Por que o feedback é importante?

Nos dias atuais muito se fala em feedback para os colaboradores.

Mas afinal de contas o que é isso? Qual o objetivo de um feedback? Existe uma maneira correta de se dar um feedback?



Feedback é uma ferramenta de gestão muito poderosa, se não for a mais poderosa de todas.

Afinal de contas, o feedback é uma bússola dentro das organizações.

E como os colaboradores navegariam sem uma bússola? Como ir em direção ao destino desejado sem esse instrumento?

Ao pé da letra, feedback significa dar um retorno sobre alguma coisa.

Esse retorno, obviamente, é dado de uma pessoa para outra pessoa, afinal, para haver uma comunicação precisamos de duas partes, o emissor e o receptor.

Esse retorno pode ser sobre um comportamento/atitude ou ainda sobre uma ação.

Mas como dar esse retorno a uma pessoa?

Há várias técnicas de feedback registradas nas literaturas sobre gestão, cada uma com seus prós e contras, mas alguns aspectos são comuns entre estas técnicas e também são de consenso entre as mais renomadas autoridades do assunto.

Deve-se evitar rotular a pessoa. Por isso, nunca se deve falar da pessoa, mas sim, de seu comportamento ou de sua ação.

E para facilitar esse processo, tornar esse comportamento ou essa ação factual e temporal ajuda muito, afinal de contas, o feedback, por ser mal interpretado, “conquistou a fama” de ser algo negativo, o que não é verdade.

E por estar inserido num processo de comunicação, o feedback se torna essencial em todas as situações, afinal, todo o tempo estamos nos comunicando, sobretudo verbalmente.

E como tudo na vida, quanto mais praticamos uma ação, mais nos tornamos primazes nesta ação. 

Gostou? Deixe seu feedback aqui abaixo.

Leia também o artigo da Consultora Lisandra Moreira: GARIMPANDO E RETENDO TALENTOS

Alexandre Klein.

Consultor Associado do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *