Por que meu funcionário não se compromete?

Você quer seu colaborador comprometido?

Trate de mantê-lo bem informado.

Essa frase acima vem ao encontro do que, aqui no Grupo Scalco, costumamos dizer e que faz parte dos Princípios para Alta Performance: “As Pessoas não se Comprometem com Aquilo que não Entendem”.

Se você pretende começar um projeto novo na sua empresa, chame seus colaboradores e coloque isso para eles.

Mesmo que o projeto seja a ampliação da área da empresa.

Isso porque quando se começa algo novo, é normal dentro das empresas haver murmúrios como: “será que vão contratar gente nova? Ouvi um papo que parece que vão demitir 10% do efetivo” ou “será que vai mudar a forma que fazemos? ”.

Ou ainda “será que vai mudar o chefe? ”.

É o que se convencionou falar nas empresas de rádio peão.

Esse fenômeno da rádio peão acontece em 100% das empresas com mais de 02 funcionários.

Isso sempre vai ocorrer nas empresas e a maneira de minimizar isso é através da Conversa com a Equipe.

É importante o Gestor do negócio deixar sempre claro para a equipe tudo o que está acontecendo na empresa.

Dizer que está sendo ampliado a empresa em função da demanda que aumentou em X% e que para dar conta dos pedidos se faz necessária a ampliação.

Até na questão do recuo financeiro que as empresas tiveram durante a Pandemia que estamos vivendo, deve-se deixar claro o quanto a empresa está deixando de faturar.

Mostrar que a empresa fez um orçamento no início do ano prevendo um faturamento e que a crise pegou todos de surpresa e, por isso, haverá uma eventual perda de algum benefício da empresa.

Algumas empresas, para não demitirem, optaram por um plano do governo federal de redução de salário.

Tudo isso deve ser passado para os colaboradores antes de se executar o plano.

Por mais que a notícia a ser dada não seja muito boa, como é o caso da redução de salário, pelo menos passa tranquilidade para os colaboradores sobre a manutenção de seus empregos e evita que a famosa rádio peão se propague nas ondas do negócio.

Qualquer problema que ocorre em uma empresa é fruto de uma má comunicação.

Se você aplicar qualquer técnica de investigação de problemas, vai perceber que a comunicação ineficiente foi a causadora do problema.

Para evitar esses problemas, tenha como hábito um bate-papo com seus colaboradores para saber quais são seus planos, objetivos, como está sua situação atual.

Fale dos objetivos da empresa, quais os planos da empresa para este colaborador.

Faça-o se sentir parte do todo.

Também é importante, pelo menos uma vez ao mês (no mínimo) um bate papo com toda a equipe reunida.

Reserve um momento dessa reunião para deixar que eles façam perguntas.

Isso também ajuda a diminuir os ruídos de comunicação.

Por fim, quando não tiver nada de novidades, apenas comunique isso também.

Todo o esforço para diminuir ansiedade em tempos de crise é bem-vinda.

Lembre-se: as pessoas não se comprometem com aquilo que não entendem. É papel do gestor comunicar, comunicar, comunicar…

Leia também o artigo da Consultora Érika Benites: COMO GARIMPAR E RETER TALENTOS?

Lucas Bidinotto.
Consultor Associado do Grupo Scalco.

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