Os princípios da alta performance e como cada um impacta em uma gestão empresarial de sucesso

Por: Silvana Battanoli Araujo – Gerente de qualidade do Grupo Scalco

Em uma jornada de mais de 20 anos estudando sobre o comportamento humano e atuando em consultoria empresarial, o CEO do Grupo Scalco, Marcel Scalco, sintetizou em sete princípios; ou fundamentos; ou valores; ou ainda, sete leis como alguns preferem chamar, o que definitivamente pode conduzir pessoas e organizações para Alta Performance. O primeiro deles é “Liderança Responsável”, ou seja, sermos líderes das nossas vidas, assumindo a responsabilidade por tudo o que nos acontece, por todos os “frutos” que colhemos.

Mas para isso, é necessário que nos coloquemos em primeiro lugar, é imprescindível que aprendamos a cuidar, primeiro, de nós mesmos.

É impossível cuidar do outro, esposa, filhos, empresa, funcionários… se não cuidamos, primeiro, de nós mesmos.

O segundo princípio, denominado de “Poder Ilimitado”, trata da nossa capacidade de acreditar e confiar que

“todos, sempre, podemos ainda mais, muito mais.”

A partir da confiança depositada aliada a capacidade de execução, resultados incríveis podem acontecer, mesmo que as metas sejam desafiadoras.

O terceiro princípio é a “Educação Continuada”, o conhecimento aliado ao comprometimento das equipes de colaboradores devem estar alinhados às necessidades da empresa.

O quarto princípio, Naturalmente Competitivos”, ratifica uma característica que é inata do ser humano. Desde os primórdios, nós competimos por comida, por água, pelo companheiro(a), pelo território, etc. Competir, buscar a melhor posição, a melhor condição é, definitivamente, da natureza humana. Segundo o Marcel

Comemorar e celebrar da pequena a grande conquista, é a forma mais profunda de gratidão; é colorir, com marca texto, nossas conquistas.

A “Marcação Cerrada” é o quinto princípio, que determina a condição de dependência dos indivíduos. Invariavelmente, sempre que estamos conscientes de estarmos sendo monitorados, executamos nossas tarefas com melhor qualidade e precisão e sempre que medimos a qualidade da execução e acompanhamos os resultados obtidos, temos dados e fatos concretos para tomar decisões e implementar ações que contribuam na melhoria contínua dos nossos resultados.

 

Gestão de equipe para alta performance

Alguns dos nossos clientes recebendo prêmios pelos seus desempenhos individuais ou em equipe

O sexto princípio é o “Reconhecimento e Desconforto”, que também se caracteriza pelo comportamento natural do ser humano, que age, exclusivamente, pela dor ou pelo prazer.

Nós nos colocamos em movimento, apenas, se uma situação ou circunstância nos desconforta ou nos deixa muito felizes e motivados.

O objetivo deste princípio é proporcionar situações para que a pessoa possa reconhecer a sua parcela de responsabilidade sobre os fatos e, ao mesmo tempo, criar um novo comportamento que a levem a obter resultados positivos. Da mesma forma, o reconhecimento pelo trabalho bem feito, pelas metas atingidas, pelos objetivos alcançados, servem de motivação. Ser visto, ser lembrado, ser reconhecido é algo que todos queremos, desejamos.

Seleção de Craques é o sétimo princípio que, se pensarmos nos princípios como uma sequência de comportamentos, isso acontecerá naturalmente. No final de um ciclo vivenciando os princípios, inevitavelmente, a seleção de craques vai acontecer, pois empresas vencedoras, não compactuam com a mediocridade.

Leia também: 7 princípios e 1 resultado

Recapitulando, para você ter uma gestão de alta performance você precisa ser um líder responsável que atrai os melhores craques porque cuida pessoalmente do processo de recrutamento, seleção e contratação de sua equipe; acredita no potencial das pessoas; treina e capacita continuamente; estimula a competitividade saudável nos integrantes do seu time; monitora e mede o desempenho individual de todos; reconhece e desconforta na medida necessária, respeitosamente, o que gera um verdadeiro círculo virtuoso do máximo potencial das pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

:
× Tenho dúvida