OS EFEITOS DE UM BATE-PAPO COM SEUS COLABORADORES

Para falar dos efeitos de um bate-papo com colaboradores podemos utilizar vários dos nossos princípios do G.A.P., como a Liderança Responsável.
Sabemos que a falta de comprometimento ocorre porque o líder fez ou deixou de fazer algo. Aqui começamos nosso olhar para os efeitos do Bate-Papo.
O líder precisa comunicar aos seus liderados o que espera deles, o que quer que seja feito, como deve ser feito, acompanhar e dar uma devolutiva verbal e presencial de como está sendo o trabalho do liderado.
Além disso, apontar erros e novas rotas, mostrar que o colaborador pode mais, muito mais… e acreditar.
Isso precisa ser dito com a maior clareza possível a fim de despertar a motivação, muitas vezes escondida no fundo da alma do colaborador.
O colaborador precisa se sentir valorizado, sentir que seu trabalho é importante e que diante do todo faz uma grande diferença para o objetivo comum.
Precisa acreditar em seu potencial.

As pessoas não se comprometem com o que não entendem, como nos mostra outro dos nossos princípios do Método G.A.P.: Educação Continuada.
É preciso estar em constante educação continuada, comunicando e treinando as pessoas o tempo todo para que possam se desenvolver e dar a resposta esperada pela empresa.
O ser humano é naturalmente competitivo, outro princípio do Método G.A.P., e necessita se sentir competindo, parte do jogo e ouvir do seu líder o que mais pode ser feito e se está no caminho esperado.
É preciso falar, mostrar, apontar o que está errado ou o que está indo bem.
Elogiar e motivar, dar novos rumos para melhorias e ajudar no que for necessário.
Assim ele entenderá o que está sendo feito ou deixado de fazer.
O bate-papo serve para monitorar para executar e medir para corrigir.

É preciso elogiar ou apontar erros.
Já que o ser humano age unicamente pela dor ou pelo prazer.
Falar, falar, falar e falar… bate-papo com colaboradores é a mais importante das ações de gestão de liderança.
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Lisandra Moreira.
Consultora Associada do Grupo Scalco.
