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Os efeitos de um bate-papo com os seus colaboradores – Grupo Scalco

Os efeitos de um bate-papo com os seus colaboradores

Em todos os negócios, seja qual for o segmento, muito se fala do cliente, aquele que compra uma mercadoria ou serviço.

Este cliente é, sem dúvidas, muito importante para a empresa. É ele que, de certa forma, determina a sobrevivência ou não de um negócio.

Mas não podemos esquecer que temos pessoas dentro da nossa empresa tão importante como nosso cliente final: nossos colaboradores.

Sim, eles são tão importantes como nosso cliente final. Vendem nossos produtos. Muitas vezes confeccionam os produtos. Atendem nossos clientes. Entram nas casas dos nossos clientes. Eles carregam e representam a marca de um negócio, além de transmitirem também os valores desta empresa.

Não podemos esquecer que por traz deste colaborador existe um ser humano, que também tem problemas, enfrenta desafios, sente medo, angústias.

Não podemos mais negar ou dissociar o profissional do pessoal destas pessoas.

Nós, enquanto gestores, devemos olhar e cuidar destas pessoas, observar, perceber e ir além do olhar profissional. De alguma forma compreende-lo e, dentro das possibilidades, apoia-lo.

 Acompanhei diversas queixas de gestores relatando que um determinado funcionário mudou drasticamente seu comportamento.

O melhor vendedor, que apresentava um comportamento exemplar, repentinamente mudou. O que será que aconteceu com esta pessoa?

A resposta mais simples para resolver este problema é o desligamento, mas isso causa um impacto financeiro. Para as empresas que buscam desenvolvimento e crescimento, esta com certeza não é a melhor saída.

Então, é possível reverter a situação?

Nós do Grupo Scalco temos algumas ferramentas que nos permitem acessar esse colaborador, estar mais próximo dele. A ferramenta é bastante utilizada em nosso método G.A.P.

Utilizamos o bate- papo de 10 minutos, uma ferramenta que faz com que o colaborador de sinta “cuidado”, “olhado” e importante para a organização.

 É claro que a empresa não vai resolver todos os problemas do colaborador, mas é importante deixar claro que a organização se preocupa, se importa e está disposta a ouvi-lo.

O bate-papo consiste em uma conversa individual e reservada. Somente o gestor e seu colaborador participam.

Deve ser criado um ambiente informal, agradável e sem interrupções.

É necessário estar presente, prestar atenção em tudo que o colaborador fala.

A conversa não pode ser sobre trabalho, mais sim sobre a vida pessoal: lazer, família, preocupações, etc.

A princípio pode não parecer fácil, mas é importante tomar a iniciativa e fazer perguntas genéricas. Falar sobre a vida e dar abertura para o colaborador falar. Quando isso acontecer, apenas escutar.

Nós, seres humanos, estamos muito carentes de atenção e o colaborador pode apenas querer ser ouvido e receber atenção. Nada mais.

 O bate-papo é uma ferramenta poderosa, uma vez que o colaborador se sente importante para a empresa, se comprometerá muito mais com seu trabalho, pois saberá que ali pode encontrar um apoio.


Érika Benites.
Consultora Associada do Grupo Scalco.

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