Os desafios do desenvolvimento profissional

O desenvolvimento humano dos profissionais que atuam nas empresas não acontece em curto prazo.

Isso porque no processo de mudança cada profissional tem um ritmo e um tempo. Em médio e longo prazo, pelas mais diversas razões, as mudanças e o desenvolvimento acontecem.

No caso do cliente Ana Terra, por um ano os cartões de desempenho da empresa oscilaram entre vermelho e amarelo. No primeiro mês da 3ª copa, a performance da empresa passou a ser de cartão verde.

O desconforto de ver o time da Matriz vencer as duas primeiras edições da Copa levou a Filial a aumentar o seu desempenho, principalmente no item atendimento, onde durante o primeiro ano não obteve progressos.

Mais um indicativo disto é que o resultado parcial de setembro aponta que neste mês terão o melhor desempenho em 14 meses de trabalho.

Para falarmos da importância de um gerente dar feedback para a sua equipe, seja sobre o que for, vamos citar o caso da Rede Charão.  

A empresa possui um indicador de desempenho de venda de gasolina aditivada como meta mensal.

Foi dada a tarefa, aos gerentes, de dar um feedback diário aos frentistas sobre o desempenho. No mês inicial do Programa GAP, todas as unidades atingiram as suas metas, fato que nunca tinha acontecido.

Na Rede de Farmácias MB, destacam-se os processos de treinamento e delegação por parte dos gerentes. Após 4 meses de trabalho, o ganhador do prêmio mensal está atingindo 100% de cumprimento de suas tarefas. Como conseguiu? Treinando e delegando. 

Uma comprovação disso é que pela primeira vez em 12 anos de empresa a gerente, durante seu período de férias, não recebeu nenhuma ligação de sua equipe, podendo usufruir plenamente cada dia de descanso.

Os relatos citados mostram que não importa o tamanho da empresa, o segmento de atuação, a complexidade do negócio. O desenvolvimento das pessoas e a consequente geração de resultados cada vez melhores sempre é possível!

Alexandre klein
Consultor Associado do Grupo Scalco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *