O que fazer para vencer o desafio de vender mais?

Por Silvana Battanoli Araujo – Gerente de Qualidade do Grupo Scalco

100% dos empresários, principalmente do varejo nos fazem esta pergunta na primeira reunião.

E o mais incrível é que não é necessário nenhuma estratégia muito elaborada, nem mesmo investimentos elevados em marketing, ou ainda, grandes investimentos em treinamentos para reforçar os conhecimentos das equipes de vendas.

Com isso, não quero dizer que as solução anteriores não são, extremamente importantes para o desenvolvimento e crescimento dos negócios, muito pelo contrário, solidificar seus conhecimento sobre os clientes, segmento, público alvo, posicionamento, publicidade, propaganda que são estudadas e desenvolvidas nas estratégias de marketing, são fundamentais para objetivos de longo prazo.

Desenvolvimento de equipes por meio de treinamentos é o princípio do nosso método que consiste na educação continuada.

Neste momento, quero apenas compartilhar algumas experiências que temos com alguns clientes da consultoria do Grupo Scalco e que têm apresentado resultados impressionantes nos mais diversos tipos de negócios, tais como: comércio de calçados, postos de combustíveis, lojas de conveniência, supermercados e farmácias.

Uma técnica simples, prática e que permite colher resultados rapidamente. É a definição do Produto Alvo da Semana.

Como o próprio nome já revela, a estratégia de vendas consiste em escolher um produto alvo para aquela semana. Sim, comece com apenas um, depois teste com dois para ver se o resultado vai ser o mesmo.

Vou deixar algumas dicas de ouro a seguir:

  • 1º) Não basta definir um produto e deixá-lo na prateleira original com um cartaz de promoção, é necessário comunicar de forma diferenciada das demais promoções, é necessário tratar este produto como uma oferta especial entre as demais ofertas especiais.
  • 2º) Você deve orientar todos seus vendedores que o produto deve ser oferecido aos clientes obrigatoriamente. Nossa experiência diz que: o que realmente vende é OFERECER.
  • 3º) Se na sua loja não há vendedores, procure colocar o produto para ser ofertado pelo caixa da empresa, que também deverá oferta-lo ao cliente de forma sutil, educada e gentil, como uma sugestão ou dica para que não perca a oportunidade.

Temos cases de sucesso em que apenas utilizando estas 3 dicas simples, já nos renderam resultados de crescimento em venda que chegaram a 1.500% e até 2.000% na quantidade do produto alvo oferecido.

Experimente, e depois nos deixe um depoimento aqui se estas dicas te ajudaram!!!!

Até a próxima.



  1. Cíntia Alessandra de Oliveira disse:

    Isso é fato!!! OFERECER o produto, apresentá-lo ao cliente ” atraindo”, é infalível!!! Venda na certa!!! Os números e as estatísticas comprovam!!! Contra fatos não há argumentos!!!

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