O potencial da liderança responsável e porque ela é tão importante nos dias atuais

O significado da palavra LÍDER segundo nosso dicionário de língua portuguesa Priberam é pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.

Pessoa ou entidade que lidera ou dirige. Chefe de um partido ou movimento político… exercer influência e liderança, são palavras chave quando atuamos na área de consultoria.

Percebemos que em um primeiro momento somos colocados pelo contratante em um lugar de suposto saber no qual parece que temos todas as respostas como uma receita de bolo, para tal problema, tal solução, enquanto que a cada nova empresa a análise é feita de forma diferente e aplicada a realidade daquele local e daquelas pessoas.

O desafio para nós consultores é ficar neste lugar de humildade tão necessário e fazer com que o contratante perceba que é um trabalho construído há duas mãos e para cada realidade. Também é preciso ter claro que o Líder que não atuar com Liderança Responsável trazendo para si resultados bons e ruins está terceirizando responsabilidades e desta forma se eximindo de possíveis problemas. Comprometimento

Leia também: Comprometimento dos Gestores

Não somos os líderes do nosso cliente, somos guias e precisamos sensibilizar os líderes a enxergar sua importante função perante suas equipes. Precisamos muitas vezes usar de técnicas para que o líder volte a se empoderar primeiro perante si próprio e depois perante sua equipe de trabalho.

Sabemos da importância de LIDER dentro da organização e temos diariamente vivenciado resultados onde a liderança responsável consegue resultados inimagináveis das pessoas e ao contrário da mesma forma. Uma equipe sem um líder é como um barco sem um rumo perdido em algo mar. Nossa missão de elevar as pessoas a sua mais alta performance de nada terá efeito se não focado com holofotes no ¨G ¨ de Gestão. Gestão de Equipes para Alta Performance um método implantado e baseado em 7 princípios sendo destacado aqui o principio da Liderança Responsável, Gestão Responsável.

O Líder / Gestor precisa assumir o compromisso, comprar a ideia, levantar a bandeira e atuar, pois, se o líder não acreditar no trabalho, não se comprometer e não agir com responsabilidade fazendo o que precisa ser feito o sucesso de nosso trabalho e da empresa estará ameaçado.

Por: Lisandra Moreira  – Consultora Associada Grupo Scalco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: