O Não cliente mais importante pra sua empresa

Carla Heuser – Psicóloga e consultora do Grupo Scalco

Como medir o padrão de atendimento da equipe de vendas da sua empresa?

O cliente oculto é a maneira mais certeira de analisar o processo de vendas da sua empresa e a qualidade do atendimento executado pela equipe de vendas.

 Utilizada como pesquisa de mercado, tem por objetivo avaliar se os padrões de atendimento de um estabelecimento estão sendo executados conforme o que foi estabelecido nos treinamentos com a equipe. Consegue-se mensurar a real experiência que os clientes estão vivenciando no dia a dia com a empresa.

Com  treinamentos específicos para o atendimento, chega-se a um padrão desejado e com o cliente oculto é possível fazer com que o treinamento seja realmente medido e muitas vezes aperfeiçoado.

O cliente oculto é um cliente que não é de verdade, ele está lá para fazer uma compra e analisar assim o processo de venda do produto, bem como o atendimento e também o processo de entrega como um todo, ele é um aliado para descobrir e mensurar os procedimentos da empresa.

Esta forma de avaliação permite analisar alguns aspectos, como:

  • A padronização do atendimento,
  • Padrão de qualidade do produto
  • Avalia empatia e cordialidade dos vendedores
  • Oferta de produto adicional para aumentar o ‘ticket’ médio
  • Limpeza e organização do ambiente

Enfim, há uma gama ampla de itens que podem ser monitorados por um cliente oculto.

Ao utilizar esta ferramenta de uma forma contínua, a empresa terá grandes  benefícios, tanto para quem compra como para quem vende.

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