Novas atitudes geram novos resultados

Existe uma frase atribuída ao físico Albert Einstein bem interessante que diz: “Insanidade é continuar fazendo as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”

Essa realidade, muitas vezes vivenciada ao longo de anos, aprisiona as pessoas e as empresas a velhos comportamentos e atitudes que impossibilitam seu crescimento, e como consequência, limita seus resultados.

A elaboração de metas claras e específicas podem orientar o caminho a ser seguido pela empresa para cumprir com a sua missão.

No entanto deve-se ter bem claro o que são metas.

Metas são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo.

Para atingir suas metas, a empresa deve estar disposta a comprometer os recursos (dinheiro e pessoas), necessários para alcançar os resultados planejados.

As metas definidas para a empresa devem ditar as opções de negócio, orientando o processo de decisão em toda a organização. Devem criar um elo indissolúvel da empresa com  sua missão.

Ao estipular as metas é possível traçar um plano de ações consistente e focar nos comportamentos que promoverão as mudanças.

Se o fator limitante for o comodismo, enfrente-o. Se for o medo, concentre-se em suas competências e utilize suas habilidades para vencê-lo.

Na elaboração de metas é muito importante a participação de todos os lideres da empresa, assim eles se sentem comprometidos com as mesmas desde a sua elaboração.

Vejo aqui um erro que muitas empresas cometem quando elaboram as metas, principalmente à curto prazo, em seus escritórios, pelos seus diretores e quando as vomitam para seus colaboradores.

Neste caso não existe um comprometimento do colaborador com a meta, pois muitas vezes nem sequer entende e na maioria das vezes essas metas não são atingidas.

Confira o artigo da Consultora Silvana Batanolli: NATURALMENTE COMPETITIVO: DESPERTE ESTE INSTINTO NA SUA EQUIPE

Dirceu Schallenberger
Consultor Associado do Grupo Scalco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *