Método G.A.P: Como a competição aumentou em 60% a performance de uma equipe no curto prazo

O Método GAP – Gestão de Equipes para Alta Performance é estruturado na forma de uma competição entre as equipes. Comunicamos aos clientes que o primeiro mês da competição é um tipo de pré-temporada, para que as pessoas se adaptem às regras.

A partir do segundo mês, o jogo já é valendo…

Este mês, estávamos no Grupo JP Santa Lúcia que é um dos nossos recentes parceiros da consultoria, para fechar os resultados do segundo mês de trabalho (e o primeiro mês valendo na competição). Ao realizarmos a reunião de divulgação dos resultados com as lideranças, meu colega e eu ficamos muito, muito satisfeitos e felizes com o que vimos.

Quando chegamos na empresa, no início do trabalho de consultoria, o cenário era bastante tenso;

Encontramos um empresário extremamente preocupado com o rumo do mercado no seu ramo de negócio, muito em função dos órgãos reguladores do setor de distribuição e varejo de combustíveis, mas também, percebendo a necessidade de implementar técnicas, adotar ferramentas e definir procedimentos para fortalecer as ações comerciais de forma alinhada e estruturada com as ações operacionais e administrativas para solidificar a gestão do negócio;

Encontramos gestores de unidades que procuravam dar o melhor de si, mas com muitas dificuldades para seguir os processos operacionais e administrativos em função de lacunas nos procedimentos;

Encontramos um ambiente bastante hostil entre equipes que atuam na ponta da operação e a equipe meio que atua nos processos administrativos; uns culpando os outros pelo mau desempenho em suas funções e atividades.

Passamos dois meses, estruturando os processos e procedimentos para que as ações operacionais, administrativas e comerciais da empresa, caminhem de forma alinhada e monitorada permitindo que cada um faça a sua parte como tem de ser feito.

Em dois meses de execução, um de testes, treinamentos e experimentações e outro valendo uma competição que instiga, estimula, compromete e motiva as pessoas, encontramos um cenário completamente diferente;

As pessoas já conseguem praticar a empatia e trabalhar juntas para resolver problemas; Abaixo está uma foto da equipe campeã do primeiro turno do nosso método lúdico:

Os líderes entendem o que precisa ser feito para desenvolver suas equipes e atuam pontualmente para a obtenção de melhores resultados;

O empresário já percebe uma reação positiva em suas margens, mas sobretudo percebe a importância do método desenvolvido pelo Grupo Scalco, deixando muito claro, tanto para seus líderes e colaboradores durante as reuniões realizadas, quanto pra nós, que este trabalho está no nível estratégico para a empresa, dada a necessidade de qualificar cada vez mais a gestão do seu negócio.

O método GAP, que se fundamenta em sete princípios de execução, tem como principal objetivo conduzir pessoas e organização para que a realizem o seu máximo potencial. Constatar a eficácia do método por meio das atividades propostas, do crescimento efetivo nos resultados da empresa do cliente e de pessoas realizando cada vez mais… Isso é o que nos deixa muito, muito, muito felizes!

Por: Silvana Battanoli Araujo – Gerente de qualidade do Grupo Scalco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: