Mantendo seu Negócio em Tempos de Pandemia

                Muitos de nós acreditávamos que seria passageira e rápida esta pandemia, outros sem muitas perspectivas e ela continua aí, se arrastando por mais um ano e sem previsão de término.

                Muitos negócios “quebraram” e foram obrigados a fechar as portas, outros sobrevivem e uma parte está resistindo, e você? Em qual grupo encontra-se neste momento?

                Não está sendo fácil manter-se, mas se chegou até aqui, acredite, você tem muitos motivos para continuar e não desistir.

                Vivemos um tempo de medo, incertezas e insegurança, que acaba nos desmotivando, nos faz acreditar que não temos mais motivos para continuar.

                E o que fazer diante deste cenário?

                Separe um tempo para você, olhe para sua vida e veja tudo que já passou, tenho certeza que já conseguiu superar obstáculos muito mais difíceis e dolorosos, olhe para sua empresa, para todos os momentos difíceis que foram superados e que o motivaram a continuar, e então responda a si mesmo: quais são os meus sonhos? Quais meus objetivos pessoais e profissionais? Qual o meu legado? O que preciso fazer para conquista-los? O que o meu negócio pode contribuir e me ajudar nestas realizações? Busque muitos e muitos motivos para continuar.

                E diante deste momento, defina estratégias, delegue tarefas e atividades mais simples e coloque energia naquilo que realmente é importante para a gestão do seu negócio. Trace objetivos para o seu negócio e para sua equipe.

                Faça reuniões constantes com seus gestores e colaboradores. Fale sempre sobre a missão, visão e valores da sua empresa, reforce constantemente. Aproveite este momento e também fale sobre sua insegurança e medos, isso não é sinal de fragilidade, mas sim uma forma de se aproximar daqueles que são a sua empresa, que fazem o seu negócio ser o que é.

Apresente dados e informações concretas da realidade do negócio, mostre a importância de cada um, estimule sua equipe a participar com ideias e sugestões, permita que seus colaboradores se sintam como parte do processo e assumam responsabilidades. Repita constantemente este processo, vai notar que os resultados começarão a aparecer, mas lembre-se um negócio apenas poderá frutos se a raiz estiver firme e forte, e é você é a raiz.

                Neste momento de pandemia, precisamos estar juntos e unidos, o todo faz a diferença, não desista de seus objetivos, tenha pessoas ao seu lado que o ajudarão a atingir seu máximo potencial e de seu negócio. Nós também estamos aqui para ajuda-lo neste processo. Conte sempre com o Grupo Scalco.

Leia também o artigo do consultor Alexandre Klein: COMO TEM MEDIDO A PERFORMANCE DE SEUS COLABORADORES?

Érika Benites.
Consultora Associada do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *