Liderança Responsável

Liderar é um desafio contínuo, arriscamos dizer que o segredo do sucesso de uma empresa se debruçar nos ombros na competência do líder.

Parafraseando Regina Souza “O desafio da liderança é ser forte, mas não rude; ser gentil, mas não fraco; ser ousado, mas não intimidar, ser pensativo, mas não preguiçoso; ser humilde, mas não tímido; ter orgulho, mas não arrogância; ter humor, mas sem tolice.”

Aprender desenvolver as técnicas corretas a serem aplicadas para cada público, estar em constante aprendizado e mais que isso ter um bom nível de autoconhecimento são papeis de quem quer ser tornar um grande líder. Mais que liderar processos e pessoas o líder precisa primeiro aprender a lidera a si mesmo.

A falta de comprometimento ocorre porque o líder fez ou deixou de fazer algo. O líder precisa de comprometer, estar a frente, se responsabilizar. Cada fez que algo acontece ou deixa de acontecer é papel do líder se questionar: o que eu líder fiz ou deixei de fazer para que isso acontecesse?

Como seres humanos precisamos admitir que estamos sujeitos a equívocos. É preciso estar disposto a um processo de melhoria contínua: fazemos, erramos, aprendemos com os erros e melhoramos. Autoconhecer-se permite olhar para as dificuldades enquanto sujeito e trabalhar e aplicar as qualidades no processo de liderar.

Liderar consiste em estar em contínuo movimento. É se colocar a prova, é aprender com as experiências dos outros, é revisar rotas e retomar metas é acima de tudo aceitar o desafio de se responsabilizar.

Gostou? Comente aqui.

Leia também o artigo da Consultora Érika Benites: O QUE FAZER PARA MANTER SEU COLABORADOR COMPROMETIDO?


Lisandra Moreira – Psicóloga CRP 07/10823.
Consultora Associada do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: