Gerenciamento de riscos e oportunidades

Hoje estava lembrando do tempo que era auditor de empresas, onde quero trazer três conceitos que praticávamos lá e que acredito que possam ajudar você também na Gestão das pessoas e processos de seu negócio.

Quais são as oportunidades de melhoria que você não está vendo?

Primeiro, tínhamos um trabalho que se chamava Gestão de Riscos, neste entrevistávamos todos os setores, processos, colhíamos evidências a fim de levantar possíveis falhas ou pontos de melhorias no cliente.

Segundo, lembrando um pouco dos conceitos de contabilidade principalmente para os empréstimos de meus clientes realizavam, pois atendi alguns bancos e seguradoras no passado, onde um setor avaliava o “risco” de receber ou não de tal cliente, conforme faturamento, ativos, passivos, liquides da empresa, solvência, além da possibilidade de ganhos futuros com os empréstimos.

Terceiro, olhando o lado Jurídico das empresas, conforme as causas recebidas o Jurídico precisa mensalmente avaliar a probabilidade de perda, pois a contabilidade precisava lançar o que é: Possível, provável ou remoto de perda, assim já consegue prevenir a empresa no caso de algum desembolso no futuro, pois financeiramente já estará preparada.

Contador que calcula o lucro com gráficos de análise financeira Foto gratuita

Agora com base nestes 3 conceitos que trouxe acima fiquei pensando, como seria olhar para sua equipe e fazer uma gestão de risco sobre eles?

O que pode dar errado no dia a dia? O que você sabe que dá errado? Como seria ter uma Matriz Gerencial de riscos e oportunidade?

Onde você pode lista todas as tarefas, erros, falhas que podem vir a acontecer e ao lado inserir uma coluna com possíveis soluções para cada situação que aconteça.

Assim, além de mitigar ou corrigir os riscos, você já consegue trazer soluções e proporcionar melhorias na sua empresa.

Quais são as coisas prováveis que aconteçam em seu negócio? E como você está preparado para lidar com elas?

Leia também o artigo da Consultora Érika Benites: MEDIR PARA CORRIGIR

Um forte abraço,

Vinícius Nunes.

Consultor Empresarial e Mentor.
Consultor Associado do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: