Empresário, Você Apaga Incêndio o Dia Inteiro?

Por Lucas Ferreira Bidinoto, Consultor Associado do Grupo Scalco.
Como disse nosso CEO, Marcel Scalcko, certa vez em uma palestra para empresários:
“Como que o empresário, gestor do negócio vai olhar para os rumos do negócio se ele é o operador do seu negócio? ”
Essa frase forte é uma triste constatação do que ocorre infelizmente com a maioria das empresas. Nos dias 29/06 e 30/06/2019 o Grupo Scalco realizou seu maior treinamento chamado APP-Acessando seu Poder Pessoal para mais de 1000 pessoas na cidade de Santa Maria/RS.
Nesse treinamento os clientes contaram também com um espaço chamado de Lounge do Empreendedor onde todos os empresários, gestores e líderes tinham o direito de levar algum problema de sua empresa e ganhar uma consulta gratuita com os consultores do Grupo Scalco especializados em Gestão de Equipes para Alta Performance.
Foi gratificante poder ajudar a todos mas no fundo fiquei assustado o quanto temos ao invés de empreendedores os chamados arriscadores. Pessoas estas com os seguintes sintomas:
- Sensação que apaga incêndio o dia inteiro;
- Sensação de que “o gato sai e os ratos tomam conta”;
- Empregados de luxo de si mesmos;
- Sem planejamento estratégico, sem missão, visão e valores e quando os tem estão esquecidos na gaveta;
- Pensamento de que apenas o salário (sabe aquele salariozão lá?) mobiliza as pessoas ao seu máximo potencial.
Se você se vê em uma das situações acima, por favor, responda as perguntas abaixo mentalmente:
- Você sabe onde sua empresa vai estar daqui há 02 anos?
- Sua empresa tem uma missão que mobiliza as pessoas?
- Sua missão faz com que as pessoas saiam de casa identificados com os valores da empresa?
- Todos na sua empresa sabem por escrito o que precisam fazer através de um devido manual de normas e procedimentos?
- Sua empresa tem metas poderosas e individuais para instigar os colaboradores a irem mais além?
- Você, líder empresarial se responsabiliza por parte de todos os problemas que ocorrem na sua empresa ou costuma dar desculpas como a concorrência desleal, o preço do dólar, etc?
- Sua empresa demora muito para contratar um profissional se assegurando de que ele passou por todas as etapas de seleção e que certamente é o melhor a ser escolhido? Ou então contrata o primeiro que aparece e é demorado para demitir aqueles que não estão comprometidos com a empresa?
A amostra que observei da maioria das empresas que passaram pelo Lounge do Empreendedor durante o treinamento foi de que a maioria das empresas é dirigida por um arriscador e não por um empreendedor.
A boa notícia para isso, é que o método desenvolvido com base em 22 anos de estudos no Grupo Scalco tem levado nossos clientes de consultoria a atingirem seu máximo potencial e o resultado é facilmente notado em poucos meses de contrato.
É possível ter uma equipe engajada, com os valores alinhados aos valores da empresa. É possível sim cada um fazer muito mais do que vem fazendo diariamente. É possível ter a empresa limpa e organizada. É possível aumentar as vendas de qualquer produto. É possível que teu negócio seja reconhecido na cidade como excelência em atendimento. É possível que este teu sonho se torne realidade.
Confie. É possível mais, muito mais.
“Como que o comandante vai saber se o seu navio está no rumo certo e evitar que colida com o iceberg se ele está envolvido com o tamanho da cebola que está sendo cortada na cozinha do navio” Marcel Scalcko

Participo do programa e resultados são bons , as pessoas começaram a ter mais produtividade e resultados melhores com o Gap.
Sim Lucas esse é um dos maiores desafios que uma empresa enfrenta, mas muito disso passa pela gestão pois é preciso delegar mais autonomia aos colaboradores, mas saber dar o devido valor aos colaboradores engajados, caso contrário haverá sempre o descontentamento e a desmotivação voltando a estaca zero, má qualidade, baixa produtividade e vá perda de bons funcionários. Abraços.
Não sou empresária, mas uma professora e hoje estava comentando com colegas sobre a importância em trabalharmos naquela série em que mais nos identificamos.
De certa forma, o contexto é o mesmo. Precisamos estar engajados, empolgados, motivados ou seja a palavra que for; o fato é que só assim vamos dar o melhor de nós e um bom administrador DEVE perceber isso.
Estive no APP, no TAI 10 e percebi o quanto o grupo Scalco (Marcel) pode ajudar na transformação da nossa vida pessoal e profissional. Parabéns, Lucas, pelo texto esclarecedor, pois tenho certeza que ele vai instigar mais pessoas a conhecerem esse trabalho edificante.