Em tempo de Coronavírus comunicação interna é fundamental!

Por conta dessa pandemia mundial do Coronavírus todos estamos apreensivos, preocupados, incertos do amanhã.

São empresas tendo que suspender suas operações ou, no caso daquelas que são de serviços essenciais, tendo que reduzir drasticamente seu quadro de colaboradores, por conta da demanda retraída, afastar as pessoas dos grupos de risco.

Neste momento é importante que as empresas usem seus canais de comunicações internos para tranquilizar as equipes.

Um dos 7 Princípios que norteiam o nosso método de consultoria (GAP – Gestão de equipes para Alta Performance) é a “EDUCAÇÃO CONTINUADA”.

Ou seja, as pessoas não se comprometem com aquilo que não entendem!

Para tanto é fundamental que o líder, o gerente, o diretor, o dono da empresa venha até suas as equipes e seja claro, objetivo e informe tudo que seja importante.

Informe primeiramente sobre a pandemia, dos cuidados que as pessoas devem ter, das adaptações de cuidados sanitários, com a rotina de trabalho, com suas famílias e para com os clientes.

Também deve informar a situação administrativa e financeira do negócio no momento, compartilhando que a empresa está sólida, tomando todas as providências, antecipando-se às dificuldades que possam estar se avizinhando, queda de produção, perda de contratos, baixa nas vendas/faturamento…

 Mesmo que a situação possa ser a pior, é imprescindível que as pessoas sejam informadas disso.

Pois é muito melhor saber que temos uma “doença grave” do que não sabermos! Tendo conhecimento da gravidade as pessoas podem tomar os devidos cuidados e se “tratarem”!

Vale lembrar que toda empresa além da sua finalidade principal, tem a responsabilidade social. E, em especial nesse momento, o processo de comunicação também deve conter dicas para seus colaboradores tomarem providências no seu dia a dia, na sua casa, com as suas contas… Como por exemplo: reduzir despesas com supérfluos, comprar somente o essencial, renegociar dividas…

Bom… Sugerido o que a empresa, o líder, o dono deve comunicar sempre, vamos ao como fazer isso?

Os canais possíveis são vários e, caso a empresa não tenha um já implantado, deve na medida do possível fazer isso de forma pessoal e presencialmente, reunindo as pessoas e dizendo que precisa ser dito!

Presencialmente tomando todos os cuidados de prevenção sanitária, mantendo o distanciamento, local ventilado e arejado…

Mas podem usar as plataformas digitais de tele reuniões, gravar um vídeo e publicar no grupo de WhatsApp da empresa, jornal interno, mural, entre outros.

O importante é manter a comunicação atualizada, verdadeira e transparente! Combinado?!


Leia o artigo da Consultora Érika Benites: COMO O MÉTODO G.A.P. PODE CONTRIBUIR COM AS EMPRESAS NESTA CRISE DO CORONAVÍRUS?

Se precisar de nossa ajuda para implantar em Método de Gestão de Equipes para Alta Performance, onde e Educação Continuada seja um pilar para comunicação interna de forma eficiente, clara, transparente e objetiva na tua empresa, no teu negócio, nos chame!

Abraço e até aproxima.

Luiz Nunes.
Diretor de Consultoria do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *