Distribuindo metas para sua equipe

Você que é gestor, líder, supervisor… sabe como distribuir metas para sua equipe de forma eficiente e eficaz? Você tem feito este processo regularmente?

No texto de hoje vamos falar sobre esta técnica que ensinamos e transmitimos aos nossos clientes e tem gerado resultados extraordinários:

– A meta deve ser definida mensalmente para sua equipe, ela deve ser determinada pelos produtos que deseja vender especificamente durante o mês;

– Após definir uma meta para equipe, é hora de definir a meta individual para cada colaborador, este tipo de meta pode gerar discórdia entre eles, mas não podemos esquecer que cada ser é único, cada pessoa tem um potencial e capacidade;

– Fixe a meta levando em consideração cada caso. Se definir metas iguais para todos, com certeza estará superestimando aquela pessoa que tem um potencial menor para venda e subestimando aquela pessoa que tem um potencial muito maior;

– A meta precisa ser alta o suficiente para ser instigante, mas não extremamente alta ou baixa, pois pode desmotivar seu colaborador;

– Para definir a meta individual, você sempre deve levantar o histórico de vendas destas pessoas e negociar a meta com cada uma delas. Reserve um local e momento tranquilo para fazer isso, apresente o relatório de vendas para o seu colaborador e definam juntos a meta para o próximo mês, instigue-o, mostre que possui capacidade para sempre mais. Ele precisa se sentir como parte do processo e como parte da decisão, desta forma seu comprometimento será muito maior;

– Divida a meta inicialmente por mês e após por dia, assim o colaborador notará que sua meta não é tão grande quando possa parecer;

– Cada caso é único, se o seu colaborador já possui um incremento de vendas alto, proponha um aumento pequeno, mas se o colaborador tem um incremento pequeno na venda, proponha um aumento maior na meta. Assim, será possível atingir sua meta determinada para a empresa como um todo para aquele mês;

– Em um determinado momento, após autocrescimento, notará que as vendas estarão mais estabilizadas, mesmo assim é possível propor pequenos crescimentos, pois o ser humano possui poder ilimitado;

Faça um teste na sua empresa, utilize este passo a passo e depois nos contate para contar sua experiência, com certeza podemos ajudá-lo muito mais.

Leia também o artigo do Consultor Alexandre Klein: CARÊNCIA DE MONITORAMENTO: O ERRO MAIS COMUM DE LIDERES E GESTORES

Érika Benites.
Consultora Associada do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *