Dificuldades na aproximação com os filhos adolescentes? Saiba o que fazer!

Vou começar tranquilizando você que tem essa dúvida!


Saiba que é natural os filhos na adolescência se distanciarem dos pais em alguma medida.

Então, a primeira dica que dou é olhar isso com alguma naturalidade, porque é necessidade das crianças, dos adolescentes, dos “adultinhos” que estão surgindo se desconectarem um pouco do pai e da mãe, assim como uma fruta que cai do pé. Claro que, essa desconexão não pode ser total, pois não seria razoável.

Portanto, mesmo eu não sabendo a natureza da sua desconexão, quero dar dicas, as quais já experimentei, compartilho com muitos clientes de mentoria e tenho maravilhosos relatos dos seus bons frutos.

A dica é, entre no mundo do seu filho, mergulhe no mundo do seu filho, viva o mundo do seu filho. Logo, ao invés de esperar que ele entre no seu mundo ou que ele se aproxime, que compartilhe suas situações com você e conte o que está acontecendo no mundo dele, você entra no mundo dele.

Por exemplo, se o seu filho gosta de rock, faça um esforço e entenda um pouquinho das bandas de rock que ele gosta.

Se o seu filho gosta de jogos de computador, precisa sentar e jogar com ele. Você pode até jogar sozinho, se familiarizar, ou ler sobre estes jogos e sem dizer que está fazendo isso. Puxa conversa sobre o assunto com ele. 

Se o seu filho está estudando, procure ler sobre o tema, seja arquitetura, eletricidade ou o que for. Leia sobre aquilo que ele está fazendo. 

Não exija que ele entre no seu mundo, você entra no mundo dele.

Imagine que vocês são dois lagos e, nesta situação, é como se você estivesse esperando arrebentar a represa do lago dele para se juntar ao seu, enquanto deveria avançar sobre o lago dele para que assim abrisse um canal entre vocês.

O canal é o seu interesse pelo mundo dele.

Leia também: APRENDA, DE UMA VEZ POR TODAS, A LIDAR COM AS CRÍTICAS DA SUA MÃE

Isso funciona. Acredite!

Forte e carinhoso abraço!

Sobre o autor:

Marcel Scalcko ajuda as pessoas a viverem mais leve e realizar muito. É mentor há 24 anos. Já treinou mais de 110.000 pessoas. Descreveu as 9 Leis da Vida. Há mais de 30 anos estuda com os melhores mentores e treinadores do Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: