Controle o que é controlável em sua empresa

Atualmente nos do Grupo Scalco Consultoria atendemos empresas de todo Brasil e o que observamos é que a maioria das empresas de nono, micro e pequenas empresas, de uma hora para outra, mediante uma situação inédita, se veem em apuros quando algo inesperado se apresenta no cenário de negociações.
Então observemos!!!
Se o cenário de negócio nunca pode ser considerado de total estabilidade – porque quando a mudança se instala, por condições de mercado, climáticas inesperadas ou ainda um cenário de pandemia como estamos vivendo no momento – isso afeta tanto as empresas como um todo.
Isso acontece por FALTA DE CONTROLE.
Vivendo o dia a dia, empresários – mergulhados na rotina de serem muitas vezes o RH, o financeiro, o marketing, as compras, o controle de estoque, o comercial e o que mais for necessário abraçar – deixam de focar na principal fonte onde os processos podem ser avaliados e a tomada de decisões feita de forma clara, rápida e assertiva, em momentos em que a mudanças se fazem necessárias e com a maior brevidade possível.
Falamos aqui da necessidade de controles.

Trazendo para um universo corporativo, nos remete a monitoramento, medição, técnicas de acompanhar e avaliar.
Seja quais forem as técnicas utilizadas, é preciso avaliar resultados, definir metas e acompanhar/medir o que é possível e com foco nos resultados corrigir rotas e traçar ações de melhorias, tomar decisões mediante cenários inesperados vidando com isso muitas vezes a própria sobrevivência da empresa.
Através do Método G.A.P. (Gestão para Alta Performance), sugerimos algumas técnicas e práticas de controle para serem usados no dia a dia das empresas, que podem ajudar no gerenciamento como um todo (como citado acima).
Citemos algumas técnicas de controle:
- Reuniões: Pauta, listas de presença e atas com assinatura de todos participantes;
- Avaliações de desempenho para medir comportamentos e alcance de metas;
- Relatório de acompanhamento mensal de resultados;
- Gerenciamento financeiro;
- Avaliações de mercado.
Controlar o que é controlável é uma das principais orientações nossa para os nossos clientes se manterem estáveis no mercado ao qual estão inseridos.
Veja mais dicas no artigo do Consultor Luiz Nunes:
EM TEMPO DE CORONAVÍRUS COMUNICAÇÃO INTERNA É FUNDAMENTAL
Lisandra Moreira.
Consultora Associada do Grupo Scalco.
