CONHECIMENTO X COMPORTAMENTO


Em trabalho de consultoria, uma das situações mais claras que percebo é a lacuna que existe entre o resultado esperado que um gerente possa entregar e o resultado que efetivamente entrega.

Ao buscar as causas dessa diferença, elas nunca são pela falta de conhecimento do que deve ser feito, mas sempre pelo comportamento do gerente que deixa de entregar o que se espera.

De posse dessa informação a pergunta que se segue é: como diminuir ou até mesmo eliminar essa diferença? A resposta é basicamente uma: monitorar as ações e dar feedback.

Já é uma máxima antiga da administração que aquilo que não se mede não se gerencia.

Algumas organizações têm instrumentos de medição, mas muitas vezes pecam no gerenciamento e na cobrança de um plano de ação.

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Além disso, existe o despreparo na comunicação de feedback na grande maioria dos líderes.

Nesse ponto de falta ou despreparo de feedback, não resta a menor dúvida do grande percurso que as empresas ainda têm para percorrer, caminho este que pode ser diminuído pela prática recorrente, e não eventual, do feedback.

Afinal, quanto mais praticamos uma coisa, melhor ficamos naquilo que praticamos.

Leia também o artigo: COMO USAR FILMES PARA DESENVOLVER SEUS LÍDERES?

Alexandre Klein.
Consultor Associado do Grupo Scalco.

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