COMO SER UM RADAR NAS VENDAS?

Sempre que falo sobre gestão de vendas tenho a imagem de uma estrada com fiscalização eletrônica, onde geralmente esticamos um pouco mais nas retas, mas quando vemos uma placa que à frente tem “pardal” vamos reduzindo a velocidade e andar conforme a velocidade permitida.

Vejo que o processo de gestão de vendas é semelhante para conseguirmos desenvolver consistência, ou seja, batendo as metas com mais frequência e até as superando.

Mas para isso temos que funcionar como “pardais”, ou seja, sempre corrigindo a velocidade de nossos vendedores, ajudando-os a acelerar quando estiverem muito atrás da meta mensais e celebrar sempre que estiver na frente, naqueles melhores sabe?

Mas antes, para conseguirmos ser efetivos, consistentes e produtivos nas vendas, precisamos de alguns pontos.

São eles:



Metas individualizadas. Sim! seus vendedores são pessoas diferentes com experiências diferentes, então precisam de metas equivalentes ao seu potencial.

Outro ponto são as metas prudentes. Precisamos ter cuidado para distribuir as metas, onde elas não sejam altas demais que desmotive de início seu time ou, pelo contrário, que os façam achar muito baixa e não estimulem eles, no sentido que dê a sensação que podem vender no meio do mês.

Mas o ponto principal é que você precisa aumentar o número de pardais para seus vendedores.

Falamos de meta mensal certo?!

Agora como saber se nos primeiros dias do mês estamos bem, já que aparecem percentuais baixos de vendas? Por exemplo, 2% ou 3% em relação à meta mensal?


Isso traz a sensação que não atingirá nunca os 100%, mas isso tem solução.

Palavras inteligentes metas com dardo alvo no dartboard Foto gratuita

Para isso, divida sua meta mensal pelos dias trabalhados do mês, assim terá uma meta diária de vendas.


Com isso, sua equipe terá um radar mais próximo como referência para saber se está ou não no caminho certo.


Para finalizar, o ponto mais importante e mais batido, de tanto que é falado: dê feedback diário!

Todas as manhas ou no início da jornada de trabalho, mostre como eles estão indo e quais as metas para o dia!

Quando você tiver uma visão mais clara dos números de cada vendedor, alinhando os processos, corrigindo as rotas, orientando as pessoas antes que seja tarde demais… terá uma perspectiva melhor das tarefas que a equipe deveria estar executando para aumentar as vendas.

Leia também o artigo da consultora Érika Benites: RESULTADOS OU PESSOAS?

Vinícius Nunes.

Consultor Empresarial e Mentor.
Consultor Associado do Grupo Scalco.

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