Como nós funcionamos? (Parte 2)



Continuação…

Com base nisso, entro em uma outra parte do nosso funcionamento, as reações físicas de qualquer natureza (como o frio na barriga).

Para exemplificar, observe: Temos um pensamento (eu vou cair), surge uma emoção (medo) e a reação física (frio na barriga).

E as reações físicas podem ser muito graves, como o câncer de esôfago, por exemplo.

E quantos de nós tem a clareza de que tudo isso funciona assim?

Muito poucos.

Só que sentimos a repercussão de caminharmos às cegas, navegarmos sem bússola, sem um instrumento de navegação e as consequências refletem diretamente nos nossos comportamento.

Observe:

Uma pessoa não tem consciência de um pensamento. Esse pensamento, essa crença inconsciente, gera uma emoção que ela suprime. Vem então a reação física que ela não lê como uma derivação das suas emoções. Tenta suprimir a reação física (procurar se acalmar tomando um copo de água).

Assim tudo é ocultado.


E quais são os resultados?

Adotamos comportamentos que não queríamos adotar e não entendemos o porquê.

Comemos o que não gostaríamos de comer, agredimos quem não gostaríamos de agredir, vamos ver TV ao invés de fazer atividade física…

Quando não entendemos como o ser humano funciona de maneira geral, quando não sacamos como funcionamos em especial, a vida fica mais pesada.

Quando temos consciência de: que tipo de pensamento temos; que pensamento geral qual emoção; que emoção gera qual reação física; que reação física geral qual comportamento, colocamos tudo em uma linha de visibilidade e conseguimos lidar com o pensamento.

Ao lidar com o pensamento, compreendemos a emoção que estamos sentindo. Conseguimos lidar com o medo, por exemplo, por saber que realmente é medo que estamos sentindo.

Como lidar com tudo isso?

Oferecemos treinamentos com uma metodologia que permite uma incrível interação de corpo, mente e alma, para que uma nova maneira de viver seja descoberta.

Para finalizar, podemos entender como funcionamos através de uma visão linear (pensamentos – emoções – reações físicas – comportamentos).

Mas é importante ressaltar que o processo não é tão simples assim.


Todos estes aspectos do funcionamento humano influenciam e são influenciados pelos demais. 

Sem bússola, sem entender como funcionamos, tudo fica embaralhado e nossa vida corre o risco de estar fora dos trilhos.

Precisamos buscar constantemente por autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Acompanhe minha lives, palestras, treinamentos…que vou te ajudar nesse processo.



Sobre o autor:

Marcel Scalcko atua com desenvolvimento de pessoas há mais de 22 anos. Guiou mais de 50.000 pessoas para uma vida mais leve e realizadora.

Após construir uma vasta experiência no campo do desenvolvimento humano, observou e documentou as 9 Leis da Vida e transformou esse conhecimento em um treinamento imersivo e único no Brasil.

É especialista em técnicas e procedimentos de desenvolvimento psico-emocional, como as constelações familiares e empresariais, que procuram guiar pessoas e organizações ao seu máximo potencial.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é telegram_horizontal-2.png






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *