Como lidar com as DORES da vida? Vida é Dor

É muito provável que você já perdeu alguém que você ama ou passou por momentos difíceis de muita dor, não é mesmo?

Eu sei que sim, porque todos já passamos e vamos passar mais algumas vezes na vida.

Mas sabe, durante o processo do luto, eu descobri uma maneira de lidar com ele pela qual, ao final do processo, fico mais tranquilo e em paz, pronto para seguir em frente.

Neste texto eu vou te dar dicas que poucos conhecem. Leia até o final, é simplesmente imperdível!

Confira em áudio:

A vida em sua essência é dor.

Todos nascemos, crescemos, vivemos e um dia partiremos.

Então sentiremos a dor da perda, a dor de não ter mais o pai, não ter mais a mãe, não ter mais o filho – que criamos com todo carinho e empenho -, a dor de não poder se despedir de um bom homem, de uma boa mulher. E eles partiram, sem mais, nem menos.

E nós como ficamos?

Desnorteados, confusos, discordando, pensando que foi a hora errada, pensando que podia ter sido diferente, muitas vezes até com culpa e com uma raiva.

Afinal, porque a vida tinha que levar quem tanto amamos? Porque? Porque? Porque?

O que eu fiz de errado??? 

Sinto tudo o que você já sentiu ou que você ainda sente, no fundo do seu coração.

Aquela dor no peito que às vezes vem, aquele nó da garganta quando falam o nome da pessoa, aquelas lágrimas que teimam em correr em dias em que você fica em silêncio e inevitavelmente você lembra de todas as lembranças: do carinho, do toque, do sorriso.. e que agora você não tem mais.

E se eu te disser que essa dor talvez nunca passe e que a bem da verdade ela apenas se atenua com o passar do tempo?

É por esse motivo que devemos, e quanto antes melhor, senti-la.

Nos primeiros dias do acontecimento de algo que nos afeta, devemos passar horas e horas chorando, aos gritos, sentindo a raiva…

E mesmo com o passar dos dias, sentir e deixar o choro voltar sempre que sentir vontade de chorar.

Esses sentimentos, quando sentidos, vão se atenuar com o tempo. E mais tarde então, conseguimos estar no nosso centro.

Mas infelizmente não é assim para uma parcela significativa das pessoas. 

Infelizmente não fomos educados para saber lidar com a perda, com a dor, com a tristeza. Ao contrário, nos ensinar a levantar a cabeça e seguir fingindo que está tudo bem.

Mas eu estou aqui para te mostrar um caminho libertador.

Nesse caminho você vai entender que o sentimento de tristeza não vai deixar de te acompanhar. Você vai entender, assim como eu entendi, que VIDA É DOR e a dor precisa ser sentida.

A dor é um caminho, como um túnel, pelo qual todos um dia vamos passar, embora algumas vezes fiquemos perdidos neste lugar, há sempre uma luz que pode nos guiar para fora dele.

Quem passa nunca esquece, mas na luz, a vida segue.

Eu sempre lembro da história de DOR de quando eu tive que contar para Fabiana, minha esposa, que ela estava diagnosticada com câncer.

Nos primeiros minutos eu perdi o chão, tudo ficou preto, meu coração palpitava.

Quando eu contei para ela, com um olhar triste, muitos pensamentos passavam, esperando pelo pior.. “o que seria de mim, sem o amor da minha vida?”

Durante todo o processo sentimos tudo, a incerteza do futuro, dias de agonia, dias de desesperança…

Embora todo esses sentimentos viessem a tona, nós não paramos um segundo, sempre em movimento, em busca do que fosse possível nós fazermos.

Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance.

E então uma luz surgiu, de uma maneira na qual nem nos melhores dias eu imaginava.

Buscamos o tratamento em um Centro de Apoio ao Câncer, onde o grande cerne da cura estava em AGRADECER a doença.

Sim! Você não ouviu errado, porque a DOR é uma MENSAGEIRA, ela quer dizer algo para nós, quer que a gente sinta em todas as CÉLULAS do nosso corpo a mensagem.

Basta silenciar um pouco, buscar estar no centro, que ela está ali, em alto e bom som, nos falando algo que só nós, podemos ouvir.

E eu e a Fabiana ouvimos, todo o processo nos uniu ainda mais e então aprendemos a AGRADECER por ela existir.

Vimos o quanto esse momento impactou de maneira positiva em nossas vidas.

Nós amadurecemos, crescemos, nos fortalecemos. Tudo isso na DOR!!!!!

O túnel de dor, que eu me refiro, pode ser curto para alguns, longo para outros, mas há sempre uma certeza de que um dia passaremos, e eu vou te ajudar a passar por ele ou deixá-lo mais perto de você encontrar a saída, se você me permitir te ajudar. 

Entenda: a dor é a suprema mensageira, a suprema proteção. 

E eu sei que é difícil, que o primeiro pensamento que você normalmente tem é de não sentir, de evitá-la se possível.

Mas ao fazer isso, criamos uma barreira, que não só nós impede de sentir a tristeza, mas também nos impede de sentir alegria.

Pois aqueles que anestesiam a tristeza (com remédios, bebidas, no trabalho, com comida) não sentem também a verdadeira alegria, porque a anestesia está lá ainda, impedindo TODOS os sentimentos.

Vou te propor agora, que você respire profundamente por 1 min, passando por todos os momentos de dor, TODOS: a dor de não GANHAR algo digno do seu talento, a dor de se SEPARAR daquele que você dedicou anos de carinho e afeto, a DOR de perder alguém na vida sem nem poder se despedir, a DOR de descobrir uma doença que você não sabia nem como tratar…

Não, não é fácil, não vai ser. Mas continua, mais um pouco, se conecte com a dor.

E em silêncio, com lágrimas nos olhos, com a voz embargada, eu quero que você abra os olhos, respire, coloque a mão no coração e diga bem ALTO: Eu te agradeço DOR, você me FAZ querer VIVER. Você ensina e eu estou aberta para a sua mensagem. 

A dor é um fato da vida, não é bom ou ruim, apenas é o que é, e carrega mensagens PODEROSAS.

Aqueles que estão prontos para receber e NÃO LUTAR contra ela, sairão fortalecidos, sairão mais DETERMINADOS, CORAJOSOS, DESTEMIDOS, ENTUSIASMADOS, MOTIVADOS.

Forte e carinhoso abraço!

Sobre o autor:

Marcel Scalcko atua com desenvolvimento de pessoas há mais de 22 anos. Guiou mais de 50.000 pessoas para uma vida mais leve e realizadora.

Após construir uma vasta experiência no campo do desenvolvimento humano, observou e documentou as 9 Leis da Vida e transformou esse conhecimento em um treinamento imersivo e único no Brasil.

É especialista em técnicas e procedimentos de desenvolvimento psico-emocional, como as constelações familiares e empresariais, que procuram guiar pessoas e organizações ao seu máximo potencial.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é telegram_horizontal-2.png

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: