A importância de ganhar a mente e o coração da sua equipe

Uma empresa é formada por pessoas e selecionar as pessoas certas é sem dúvida o primeiro e principal desafio da empresa que visa crescer e se tornar sólida no mercado onde está inserida.

Selecionar pessoas que estejam dispostas e fazer o que precisa ser feito, trabalhar com foco em metas que estejam alinhadas com os valores e a missão da empresa é, sem dúvida, um grande passo para o sucesso almejado.

Formada a equipe, informado as metas, traçado as estratégias e o planos de ação, mãos a obra.

É hora de fazer o que precisa ser feito.

Mas de repente algo não sai como planejado.

As pessoas não se comprometem como esperado, as ações não são realizadas nos prazos previstos, as metas começam a dar indicativos de não serem atingidas e aí vem a analise

A empresa fez a seleção das pessoas com o perfil desejado para cada cargo, fez o pagamento do salário em dia, teve clareza na definição dos objetivos e realizou treinamentos para garantir que todos soubesses como fazer.

O que está faltando então?

Conquistar o coração e a mente do colaborador.

O colaborador que trabalha com paixão no que faz e que associa ao seu fazer aos seus objetivos pessoais desenvolve uma relação de amor com a empresa, relação essa que desce da mente para o coração.

Mente e coração trabalhando como aliados para um mesmo objetivo: tornam o caminho mais suave e a conquista mais prazerosa.

A paixão do colaborador não é algo possível de comprar, portanto, para ganhar sua mente e coração a empresa deve ter em mente a importância dessa conquista.


Pessoas  apaixonadas pelo que fazem e pela empresa onde estão inseridas apresentam maior comprometimento na execução de suas atividades, foco nos objetivos nas diretrizes e nos resultados propostos.

Então vou dar algumas dicas de o que fazer para conquistar a mente e o coração da sua equipe de trabalho. Confira:

  • Procure conhecer as pessoas de sua equipe de trabalho. Investigue quais são os seus reais objetivos, os seus sonhos, suas dificuldades, suas crenças limitantes;
  • Seja mais que um líder, seja um guia, uma referência para sua equipe;
  • Certifique-se que todos têm o entendimento dos objetivos do que está sendo proposto e o que é preciso fazer para alcançá-los (ajude nas dificuldades, motive, valorize);
  • Estimule as pessoas para que se sintam parte do processo e tenham a clareza do impacto que o produto/serviço gera na comunidade;
  • Reforce a importância do lugar de cada um (faça a pessoa se sentir importante);
  • Desperte nas pessoas o orgulho em fazer parte dessa equipe/empresa;
  • Trabalhe incessantemente a cultura da empresa e promova ações para que as pessoas possam se identificar com esses e ver através delas suas metas pessoais atendidas.

Conquistar a mente e ao coração das pessoas que fazem parte da equipe de trabalho de sua empresa é o caminho mais leve e assertivo para maravilhosos resultados.

Gostou das dicas?

Compartilhe aqui abaixo.

Veja mais no artigo de Carla Heuser: OS EFEITOS DO BATE-PAPO COM SEUS COLABORADORES

Lisandra Moreira.

Consultora Associada do Grupo Scalco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *