A Importância da Educação Continuada do Consultor

Percebo que em algumas empresas que iniciamos um novo contrato, por mais que ela esteja disponível e disposta a alcançar um alto desempenho, há sempre um entrave neste início, entrave que chamo “resistência ao novo”. Este fator dificulta muito o começo do projeto.

Estar atento ao que não é dito, o que está por de trás de comportamentos, nem sempre é uma tarefa fácil para o consultor e exige deste que esteja em constante desenvolvimento e aprendizado.

Para ser possível escutar o que não é dito, é preciso estar em um estado de presença considerável não se deixando levar por queixas e justificativas.

Business people discussing about new enterprise

Antes de se propor a desenvolver o outro, é preciso desenvolver a si mesmo, se conhecer, conhecer seus medos, suas limitações, suas dificuldades e trabalhar para que estas não interfiram na relação consultor e cliente.

A falta de presença pode gerar uma análise errada e como consequência uma tomada de decisão de forma equivocada.

Precisamos estar atentos porque, na grande maioria das vezes, o contratante quer comprar uma solução quando contrata uma consultora. Com isso, se exime de sua responsabilidade de ser o líder “MAU “, aquele que cobra, que dá feedback negativos quando as coisas estão erradas, que exige que os resultados sejam alcançados, que assume seu papel como principal responsável por algo estar acontecendo ou não estar acontecendo.

Para os consultores, o desafio de estar em constante aprendizado é fundamental mesmo que por vezes possamos pensar que já temos experiência ou sabedoria o bastante para lidar com qualquer situação que possa se apresentar.

É preciso, muitas vezes, deixar de ouvir o ego e fazer o que precisa ser feito.

O que precisa ser feito nas organizações, para quem quer cuidar de pessoas seja de forma individual ou coletiva, é estar em constantemente se autodesenvolvendo, fortalecendo as barreiras psicoemocionais. Assim é possível ajudar cada vez mais o outro.

Leia também o artigo da consultora Érika Benites: A IMPORTÂNCIA DAS CELEBRAÇÕES

                                                                                            Lisandra Lago Moreira.
Psicóloga CPR 07/10823.
Especialista em Gestão de Pessoas e Consultora GAP do Grupo Scalco.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: