A gestão eficaz do tempo

Estamos sempre produzindo alguma coisa, seja o que for.

Para produzir, necessitamos de recursos que podem ser os mais variados: financeiros, materiais, técnicos, emocionais, etc.

E todo ser humano tem à sua disposição estes recursos em graus variados, exceto um: o tempo.

Todos nós, independente da condição ou circunstância, temos exatamente as mesmas 24 horas disponíveis por dia, mas a sensação de tempo disponível muda de pessoa para pessoa, principalmente no mundo corporativo.

Nesse universo se exige cada vez mais do profissional, sobretudo quando este está à frente de uma equipe.

Ele precisa estar sempre na vanguarda da sua profissão e ainda equilibrar isso com sua vida pessoal.

Mas como ter tempo para tudo isso?

A receita para uma gestão eficaz do tempo tem alguns ingredientes: tomada rápida de decisões, comunicação direta e assertiva com a equipe, capacidade de analisar e filtrar dados e informações, etc.

Mas tem um fator que é pouco observado por aqueles que buscam a eficácia na gestão do tempo, que é conhecer a si mesmo.

Saber seus pontos fortes e fracos sobre planejamento, organização, adaptação, rotinas, mudanças, entre outros, pode ser o ponto de partida para uma pessoa realizar mais na profissão e ainda desfrutar de sua vida pessoal.

Alexandre Klein.
Consultor Associado do Grupo Scalco.

  1. Lucas Bidinotto disse:

    Autoconhecimento é a base.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *