A força da competição na gestão para a alta performance

Por: Érika Benites – Consultora associada do Grupo Scalco

Dentro do método GAP utilizamos 7 princípios que norteiam e são a base para o desenvolvimento do método, vamos falar hoje do 4º princípio, denominado Naturalmente Competitivos.

Nós seres humanos, somos historicamente competitivos, pois desde os primórdios, onde tínhamos uma época de competição por uma questão de sobrevivência e isso carregamos até hoje através do nosso DNA. Acreditando nisto, no potencial de cada um ser competitivo, utilizamos um jogo, uma competição, uma forma lúdica de implantarmos o método GAP dentro das empresas.

Este jogo desperta o desejo nas pessoas de vencerem, de serem campeões, mas para ganhar, o competidor precisa fazer bem feito, precisa se comprometer e ser o melhor ou apresentar os melhores resultados.

Através da vitória, o jogador passa a reconhecer que vale a pena o seu esforço, e isso reforça seu pensamento e comportamento de continuar fazendo o melhor.

Veja também: Os princípios da alta performance e como cada um impacta em uma gestão empresarial de sucesso.

Sendo assim, após seis meses de competição do método GAP, é o momento de apresentar os resultados dos jogadores e suas equipes, premiar os melhores, reconhecer os esforços. Fazemos uma grande celebração onde comemoramos e vibramos, é uma festa grandiosa, não digo em termos financeiros, mais sim de participação e envolvimento.

E o sentimento de vitória, comemoração e celebração, faz com que os jogadores e equipes prossigam sempre buscando a vitória.

Os jogadores, suas equipes e até mesmo a alta direção da empresa tem uma participação fundamental nesta festa de celebração, podemos dizer que o que acontecer ali pode ter um grande impacto nos resultados dos próximos meses de competição, pois ninguém quer ficar fora desta “festa”, pois todos querem ser “vistos”, tudo isso pelo fato de sermos historicamente competitivos.

Celebrar, comemorar, vibrar…leva as pessoas a um maior engajamento, comprometimento, levam ao seu máximo potencial, elevam sua produtividade e a resultados significativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

: